20 junho 2012

Carta de amizade


Amigos para sempre...
Quem foi que disse que não se fazem mais amigos como antigamente? Pois não é isso que eu sinto quando lembro de você, uma das pessoas mais legais desse planeta, que sempre tem uma palavra boa para nos dizer! Quero que você receba esta carta como quem percebe o carinho de alguém que se preocupa muito contigo e que se alegra sempre que recebe boas notícias a respeito de você.
Amigos para sempre? Claro que sim!
Afinal, não é todo dia que se encontra alguém em quem se pode confiar com tanta segurança, sem nenhuma reserva ou receio. Embora não nos encontremos com a freqüência que eu gostaria, é muito bom saber que você existe e é alguém com que eu poderei contar para sempre. Considere o meu carinho e lealdade como valores eternos e procure-me sempre que precisar ou quiser, nem que seja apenas para "jogar conversa fora" ou para brindarmos a esta amizade com uma bela taça de vinho!
Que você seja muito feliz e conte sempre com a minha amizade e atenção.
-----------------------------

A companhia de um bom amigo
Um bom livro ou um bom disco. Há momentos em que a literatura e a boa música são excelentes companhias, mas nada substitui plenamente a presença de alguém tão querido e doce como você, que sabe estar presente no momento adequado, abrir a boca no momento propício (para dizer coisas inteligentes, sempre) e que, exatamente por isso, é a melhor companhia com a qual alguém pode contar.
Você é mesmo uma pessoa especial e é por isso que eu me sinto especialmente feliz em desfrutar da sua amizade, carinho e confiança.
Nos momentos em que me sinto só, lembro-me de você e de quanto é boa a sua companhia, sempre com um gesto bom ou uma palavra doce (até mesmo quando eu mereço levar "um puxão de orelhas!"), pois acontece que você é uma pessoa tão sincera e franca que até mesmo quando me faz "abrir os olhos", o faz com tanta delicadeza e ternura que eu acabo nem percebendo que acabei de levar uma bronca.
Esta sua habilidade em expôr seus pontos de vista sem ofender e sem abalar a minha confiança em você é que me faz senti-la cada vez mais amiga, uma pessoa imprescindível para mim!
Parafraseando o poeta, se todas as pessoas que se dizem amigas das outras fossem iguais a você, "que maravilha viver!"
------------------------

Ao amigo generoso e leal
Saber que sou seu(ua) amigo(a) me faz muito feliz. Realmente, devo me considerar uma pessoa de sorte, pois poder contar com a amizade de alguém tão generoso e leal é algo cada vez mais raro nos dias de hoje.
Quero que você saiba que esta nossa relação, tão solidamente baseada na confiança e no carinho, promete resistir ao tempo e é por isso que você pode ter a certeza de que, sempre que precisar, eu estarei ao seu lado para apoiá-lo(a) ou confortá-lo(a).
Este sentimento de amizade que nutro por você me é extremamente saudável e, às vezes, eu fico pensando se até mesmo o mundo não seria mais saudável caso todas as pessoas tivessem, sempre que precisassem, um ombro amigo como o seu. Porque ser amigo(a) é saber aproveitar o que de melhor o outro tem a nos oferecer, é reconhecer seus defeitos mas sabê-los suportáveis e, por outro lado, ser amigo é oferecer nossas virtudes com toda a generosidade do mundo e viver sem máscaras ou dissimulações, de uma maneira autêntica, sem tentar esconder ou escamotear nossos pequenos vícios, manias ou idiossincrasias.
É isso o que eu sinto que acontece entre nós e é isso que me faz sentir orgulhoso dizer que você é meu(inha) amigo(a).

Fique com o grande abraço do(a)
------------------

Amizade é felicidade
Cara(o) amiga(o),

Neste dia 20 de julho eu não poderia me esquecer de você, pois, afinal, é o Dia do Amigo e, para mim, ninguém representa este sentimento de amizade melhor do que você.
Você é uma pessoa presente em todos os momentos: na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza. Sofre e chora junto, ri e se diverte na companhia do amigo quando a ocasião se faz propícia.
Não sou muito ligado a datas comemorativas, considero-as um pouco especulativas e comerciais demais. Entretanto, hoje me deu vontade de escrever para você, apenas para recordar quanto bem este nosso convívio já me trouxe.
Você é uma pessoa muito especial. É especial porque demonstra compaixão e tolerância. Porque se dispõe a ajudar sem resistência e sem cobrança. Contar com alguém como você traz um conforto espiritual imenso, saiba disso.
São raras as pessoas, em todo o planeta, que têm essa capacidade de compreender, de ponderar, de admitir, de conceder. Você é uma delas. Você é capaz de compreender dores, falhas e impotências. Você é capaz de reconhecer as boas ações dos outros. Enfim, você é uma pessoa generosa e justa.
Como diz a música: “- Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver...” Mas sabemos que o mundo não é assim. Há muitas atrocidades, afora os equívocos.
De qualquer maneira, esta nossa pobre, ou nobre existência, nos traz algumas recompensas consideráveis e, para mim, contar com a sua compreensão e com o seu carinho é uma das maiores que o destino poderia me reservar.
Saiba que sempre estarei junto consigo, para tudo o que precisar, na medida das minhas possibilidades. Saiba que o meu interesse em ser-lhe útil nunca vai se esgotar. Saiba que o amor não acaba nunca e que a amizade verdadeira nada mais é do que uma forma de amor.
Neste dia do amigo, receba o meu mais sincero abraço, receba todo o meu carinho e consideração. Todos os dias torço para que o seu dia seja bom e feliz, pois você merece todo o conforto e toda a felicidade possíveis.
--------------------

Uma amizade à prova de falhas
Querido amigo,

Sei que entre nós existe um laço de respeito e consideração. Sei que, às vezes, falhamos um com o outro, mas isto faz parte da convivência. Sei, também, que em função de outras circunstâncias, o humor pode se alterar.
Entretanto, nada pode ser tão malévolo ao ponto de destruir nossa amizade e consideração mútua. Admitir falhas é virtude. Cometer falhas, de alguma forma, também é. Afinal, somos humanos e falíveis.
Falha é sinal de humanidade. Perfeitas são as obras de Michelangelo, pois são de pedras, não se movem e não se transformam sob os sentimentos alheios. Porém, elas mostram as alegrias, as glórias e as angústias que todos sentimos ou sofremos.
Compreender a arte é uma dádiva. Compreender o tempo é outra. Enfim, a compreensão é a grande virtude. Precisamos admitir, aceitar e acolher o que vem do outro, mesmo que, vez ou outra, venha de forma atravessada.
Uma vez, eu li num muro: "Herrar é umano". Claro que é ironia, mas a ironia denota inteligência. Podemos errar, sim, e mesmo assim mantermos a amizade. O que não poderá haver, nunca, são o menosprezo e a maldade.

Abraço grande, do(a) amigo(a), 
------------------------
Ser amigo
(Nome),

Ser amigo é sentir o coração do outro bater mesmo que o outro esteja distante. Ser amigo é ter um par, um parceiro, um confidente, um ombro onde se possa chorar.
Ser amigo é esquecer distâncias, é saber que mesmo a milhares de quilômetros há alguém pensando em você. Ser amigo é incutir no outro a esperança, é relevar o erro, é apontar o caminho certo, é aliviar a dor.
Ser amigo é um ofício difícil, pois ninguém é perfeito. Mas a amizade pressupõe amor. Para ser amigo, é preciso amar. E o amor é algo tão difuso, indefinido, abstrato, que torna difícil definir o que é a verdadeira amizade.
O fato essencial é que a amizade demanda amor. O fato essencial é que a amizade demanda carinho e dedicação. O fato essencial é que a amizade demanda lembrança, mesmo que os contatos pessoais ou telefônicos não sejam frequentes.
A amizade é um mistério. Profundo e doce mistério. Ser amigo é talhar a madeira, buscando uma escultura, sem querer machucar a planta, mas apenas transformá-la em algo mais belo.
Ser amigo é ser pai, irmão, namorado. É oferecer carinho e não raiva. É saber absorver a dor do outro. Ser amigo é ser fraterno.
Ser amigo é ter a consciência do desprendimento, da dedicação total. Ser amigo é saber que o outro é mais importante do que você, e que, por isso, você deve usar todas as suas forças para que ele permaneça vivo, saudável e feliz.
Ser amigo é tentar fazer com que o outro absorva as coisas boas que você tem para transmitir. É tentar evitar que ele se desvie para o caminho do mal, ou que opte por alternativas ruins, que lhe impliquem complicações e horrores diversos.
Ser amigo é poder abraçar e beijar, sem a menor vergonha. É poder dar a mão. É poder dar um abraço, no meio da rua.
Ser amigo é uma bênção. Ser amigo é ser solidário. É ser pai, filho, e ter um espírito santo.
Ser amigo, é, simplesmente, ser amigo, e esse “simplesmente” é tão bom, que eu acho que não preciso escrever mais nada. Desta forma, saiba que sou seu verdadeiro amigo, me aceite assim.

Abraço,
---------------------

A amizade é um dom
Querido(a) amigo(a),

Nesta data sublime em que se comemora o dia do amigo não poderia deixar de me lembrar de você, pois ser amigo é não se esquecer do outro, por mais que o tempo, a distância e outras circunstâncias atrozes separem as pessoas.
O verdadeiro amigo pode ser discordante quando está próximo – dar conselhos, “puxar a orelha” – e pode se mostrar concordante quando está longe, distante, compreendendo o sofrimento e a solidão do outro.
O amigo incondicional não é aquela pessoa que sempre concorda com você; mas é aquela que sempre o compreende; e, ao entender que não está tomando a atitude correta, aconselha-o, orienta-o e fica na expectativa de que você tome a atitude mais correta, aquela que o fará mais feliz, que o livrará de equívocos e complicações posteriores.
O amigo é calmo, condescendente, benevolente. Mas, se for realmente amigo não se furtará a uma conversa sincera, esclarecedora. O grande amigo é aquele capaz de exprimir com sinceridade aquilo que julga melhor para o outro, tendo a humildade de ouvir críticas, também; além de revelar paciência para ouvir e admitir justificativas para determinados tipos de erros e equívocos.
A amizade é um dom. Sim, um dom! Porque o bom amigo é conselheiro, e não palpiteiro. O bom amigo é aquele que escuta antes e se exprime depois. O amigo é aquele que não apenas retruca, mas instiga o pensamento do outro, provocando a reflexão. O grande amigo faz pensar, avaliar situações, sem forçar interpretações, apenas instigando-o a chegar à melhor conclusão.
Sei que já agimos muito assim, reciprocamente. Portanto, creio que, efetivamente, somos verdadeiros amigos. Espero que esta relação de amizade se torne cada vez mais densa e profunda. Espero que cada um de nós possa contar com o outro cada vez que uma interferência se fizer necessária.
Penso que a verdadeira amizade deva ser assim!

Receba um abraço afetuoso do(a) amigo(a), 

Nenhum comentário:

Postar um comentário